O que oferecemos

Na escola de Educação Infantil, o atendimento é oferecido para crianças
de até 06 anos de idade, atendidas em turno integral, de segunda a
sexta-feira (das 7h30 às 19h30).

Crianças a partir de 06 anos frequentam a Escola de Educação Básica Aldeia Lumiar, também em turno integral, ou no contraturno escolar no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) ou no Trabalho Educativo (TE) de segunda a sexta-feira.

A Aldeia também oferece, por meio do Serviço de Atendimento às Famílias (SAF), atendimentos e acompanhamentos para demandas dos familiares das crianças, jovens e comunidade local.

Escola de Educação Infantil Amigo Spinelli

A Escola de Educação Infantil da Aldeia da Fraternidade se chama Amigo Spinelli. É a primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, contemplando a ação da família e da comunidade. É o primeiro espaço de educação formação coletiva fora do contexto familiar que a criança vivencia. 

Esse espaço se propõe a provocar o sujeitos a compartilharem experiências e vivências que promovam diferentes aprendizagens sobre si, sobre o outro e sobre o mundo, assumindo a responsabilidade na educação coletiva das crianças, complementando a ação das famílias na Aldeia. 

50
bebês e crianças

de 0 a 5 anos e 11 meses de idade

Berçário, Maternal e Jardim

Escola Comunitária
Aldeia Lumiar

Fundada em 2019, conta com a parceria da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, do Instituto Lumiar e do Instituto Jama.

Na Aldeia Lumiar, os estudantes são divididos entre as nove turmas do Ensino Fundamental. Esse processo Visa a construção da autonomia dos Estudantes, para que possam agir no mundo de forma livre e autoral. 

A proposta é viabilizar por meio do Currículo em Mosaico – ferramenta que permite que conteúdos curriculares sejam trabalhados de forma a validar interesses de cada de cada estudante.

100
crianças e jovens

de 6 a 16 anos

1° ao 9º ano do Ensino Fundamental

Serviço de Convivência

O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) tem como foco a constituição do espaço de convivência, formação para a participação da cidadania, desenvolvimento do protagonismo e da autonomia das crianças e adolescentes, a partir dos interesses, demandas e potencialidades. ponto são atendidas crianças e adolescentes no turno inverso da escola.

50
crianças e jovens

de 6 a 14 anos

Oficinas no Turno Inverso da Escola

Trabalho Educativo

O Trabalho Educativo (TE) é um programa que disponibiliza oficinas de preparação para o mercado de trabalho, orientação para a socialização e incentivo à cidadania para adolescentes de 14 a 17 anos, por meio do desenvolvimento de atividades que estimulam a convivência social, a participação cidadã e formação geral para o mundo do trabalho. Informática, culinária, empreendedorismo, oficina de cinema, arte cinematográfica, produção audiovisual e educação para sustentabilidade são alguns dos temas oferecidos no programa.

10
jovens

14 a 17 anos

Oficinas no Turno Inverso da Escola

Serviço de Atendimento Familiar

O SAF executa o programa de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, prevenir a ruptura dos vínculos, promover seu acesso e usufruto de direitos e contribuir na melhoria de sua qualidade de vida prevemos o desenvolvimento da potencialidades e aquisições das famílias dos vínculos comunitários e familiares.